sábado, 22 de agosto de 2009

DEU NA INPREMÇA - 22.8.08

FANTASMAGÓRICO
"Tem redator vendo o fantasma de Adolf Hitler", reclamou o seu Benu. Eu não entendi, porque como ele sempre se interessa por assuntos mais atuais, preferi ficar quieto, até porque recentemente escrevi que Hitler, como outros aprendizes de ditadores na América Latina atual, também chegou ao poder pelo voto direto.
Mas como seu Benu não é de deixar barato, ao notar meu silêncio, continuou: "Você leu aquela revista "Dossiê Operação Valquíria"?. Eu respondi que sim, e ele aproveitou para puxar minha orelha: "E não viu que tinha um fantasma dando ordem?".
Eu disse que não. Afinal sou dos que acreditam que quando se passa para o outro lado não tem volta. Mas o velho embarcadiço fluvial não calou: "Vocês de hoje lêem mas não prestam atenção".
E continuou: Na página 35 da revista tem uma cronologia de Hitler, e justamente a última citação é uma beleza".
Curioso, fui ver. E ele estava com a razão. O texto dizia: "1945 - Com a derra concretizada Hitler se suicida e ordena que seu corpo seja queimado".
Seu Benu concluiu: "Como é que pode alguém suicidar e depois vir dar ordem a outro?".



FOTO PARA QUÊ?

Seu Benu mostrava o jornal e perguntava o que a foto do governador Ivo Cassol estava fazendo naquele local, na "cabeça" da primeira página de uma edição desta semana (17/24.8.09) da Folha de Rondônia, numa matéria sobre construção de representações de governos estaduais em Brasília.
"Será que faltou assunto e o redator decidiu colocar a foto para tapar buraco", quis saber o ex-candidato a revolucionário de 1930.

HUMIDADE
A foto era de um garotinho usando uma espécie de máscara para respirar, mas o que seria o título do texto estava trocado. "Eu não sei se na reforma ortográfica mudou até isso. Você sabe?", perguntou o amazonense da Velha Serpa (ele ainda cita como tal a sua terra natal, o município amazonense de Itacoatiara).
E botou o dedo em cima da chamada na capa (do mesmo dia do caso da foto do governador), onde o redator ao invés de escrever a palavra Umidade (por se tratar de uma coisa úmida), escreveu Humidade, assim mesmo, com agá no início. "Ele tá criando um neologismo", reclamou.
Bom, como eu ando ressabiado porque também cometo meus erros, preferi me concentrar no livro "Evangelho de Judas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário