sábado, 22 de agosto de 2009

CONTA-GOTAS - 22.8.09

CONTA-GOTAS
22.8.09

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

Ao final da coluna leia o “Deu na Inpremça” e conheça os fatos históricos relativos a Rondônia nesta semana.

PAAI NOEL
Eu deixei de acreditar em Papai Noel quando tinha nove anos. E só quem acredita em Papai Noel é que imaginava que iam entregar àquela Comissão parlamentar a fita com o registro da entrada dos carros nos dias citados pela ex-titular da Receita Federal. Claro que iriam dizer que ela (a fita) havia sido apagada. Vai ver que foi por economia.

SAÚDE
A crise na Saúde Estadual é muito maior do que se imagina. Ainda neste sábado um importante membro do Conselho de Medicina garantiu que é mais que explosivo o relatório que o CRM vai apresentar ao governador sobre o assunto.

CULTURA
A Academia de Letras de Ji-Paraná confirmou a realização da Feira de Livros dia 5 de setembro, naquela cidade. Apesar de, com isso, ir divulgar positivamente o município, as autoridades locais não estão dando o menor apoio à promoção. Agora, se fosse um show qualquer, vai ver que o apoio viria.

BLOG
Esta coluna também está no blog http://100release.blogspot.com.

CONCORRIDOS
Dois shows, um no Banzeiros (O Espermatozóide Careca) e outro no Teatro do Sesc (musical de sexta-feira, 21), lotados. O que quer dizer que público existe. Falta os órgãos responsáveis pela Cultura trabalhar um pouco mais.

MARACUJA
Tem toda razão o colunista Zé Katraka, quando reclama a necessidade do arraial Flor do Maracujá ter apresentações de outras manifestações folclóricos, e não apenas bumbás e quadrilhas. Porto Velho, com sua população mais que miscigenada, é um autêntico caldeirão cultural. Só falta a Secel, a Seduc e os órgãos municipais de Cultura e Educação trabalharem.

PATÉTICO
Assistir pronunciamentos do senhor Luiz Inácio. Na certeza de que o povo tem memória curta, ele discursa conforme o momento, sem considerar a moralidade que tanto apregoou antes. Ainda que esse “antes” seja apenas “dois ou quatro dias antes”, como foi o caso do Senado, onde ele ficou instigando a defesa do senhor Sarney e, a seguir, disse que não era assunto dele.

DEU NA INPREMÇA

FANTASMAGÓRICO
"Tem redator vendo o fantasma de Adolf Hitler", reclamou o seu Benu. Eu não entendi, porque como ele sempre se interessa por assuntos mais atuais, preferi ficar quieto, até porque recentemente escrevi que Hitler, como outros aprendizes de ditadores na América Latina atual, também chegou ao poder pelo voto direto.
Mas como seu Benu não é de deixar barato, ao notar meu silêncio, continuou: "Você leu aquela revista "Dossiê Operação Valquíria"?. Eu respondi que sim, e ele aproveitou para puxar minha orelha: "E não viu que tinha um fantasma dando ordem?".
Eu disse que não. Afinal sou dos que acreditam que quando se passa para o outro lado não tem volta. Mas o velho embarcadiço fluvial não calou: "Vocês de hoje lêem mas não prestam atenção".
E continuou: Na página 35 da revista tem uma cronologia de Hitler, e justamente a última citação é uma beleza".
Curioso, fui ver. E ele estava com a razão. O texto dizia: "1945 - Com a derra concretizada Hitler se suicida e ordena que seu corpo seja queimado".
Seu Benu concluiu: "Como é que pode alguém suicidar e depois vir dar ordem a outro?".



FOTO PARA QUÊ?

Seu Benu mostrava o jornal e perguntava o que a foto do governador Ivo Cassol estava fazendo naquele local, na "cabeça" da primeira página de uma edição desta semana (17/24.8.09) da Folha de Rondônia, numa matéria sobre construção de representações de governos estaduais em Brasília.
"Será que faltou assunto e o redator decidiu colocar a foto para tapar buraco", quis saber o ex-candidato a revolucionário de 1930.

HUMIDADE
A foto era de um garotinho usando uma espécie de máscara para respirar, mas o que seria o título do texto estava trocado. "Eu não sei se na reforma ortográfica mudou até isso. Você sabe?", perguntou o amazonense da Velha Serpa (ele ainda cita como tal a sua terra natal, o município amazonense de Itacoatiara).
E botou o dedo em cima da chamada na capa (do mesmo dia do caso da foto do governador), onde o redator ao invés de escrever a palavra Umidade (por se tratar de uma coisa úmida), escreveu Humidade, assim mesmo, com agá no início. "Ele tá criando um neologismo", reclamou.
Bom, como eu ando ressabiado porque também cometo meus erros, preferi me concentrar no livro "Evangelho de Judas".

DATAS DE RONDÔNIA
(DE 21 A 31 DE AGOSTO)

Dia 21 – Em 1921, exemplares dos jornais Alto Madeira e Gazeta do Povo, moedas e outros objetos são colocados numa urna lacrada e enterrada no local doado pela prefeitura para construção da futura catedral católica (Sagrado Coração de Jesus) em Porto Velho. (Vitor Hugo, Desbravadores).
Dia 21 – 1969 – Convidado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), o Moto Clube porto-velhense joga no Maracanã, empatando por 3x3 com a seleção da Petrobras, na preliminar de Brasil 6x2 Colômbia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. (Jornal Alto Madeira).
Dia 21 – Em 1972 – Fundada em 1964, a empresa União Cascavel faz sua primeira viagem no trecho Paraná/Vila Rondônia (Ji-Paraná). (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Dia 22 – Em 2007 – O conselheiro Valdivino Crispim e o técnico em Controle Externo Miguel Garcia, do TCE, apresentam perante a comissão de assuntos Econômicos do Senado relatório sobre o caso-Beron, decisivo para que o processo fosse reaberto.
Dia 25 – Em 1935 – Inaugurado o quartel da 3ª Companhia de Fronteira, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 27 – Em 1868 – O coronel George Earl Chuch obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira (Vitor Hugo, Desbravadores)
Dia 30 – Em 1994 – Inaugurada a primeira subestação da linha (Linhão) de transmissão da hidrelétrica de Samuel para cidades da BR-364. A solenidade oficial foi em Ariquemes (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Dia 31 – Em 1917 – O governador amazonense Pedro Alcântara Barcelar promulga a lei 900 que eleva Porto Velho à condição de Comarca, desanexada da de Humaitá (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 31 – Em 1971 – Instalada em Rondônia a Acar – Associação de Crédito e Assistência Rural (depois Emater) (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)Dia 31 – Em 1983 – Eleição para prefeito de Guajará-Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste Rondônia. (Francisco Matias – Pioneiros: Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário