domingo, 2 de agosto de 2009

CONTA GOTAS - 2.8.09

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

(a coluna também está no blog
http://100release.blogspot.com)

IMBECIL E IGNORANTE
Está certo, senhor Luiz Inácio. Eu sou imbecil e ignorante. Não porque tenha opinião bem diferente sobre programas tipo Bolsa Família. Sou imbecil e ignorante porque sou eu quem paga a conta. Não sei se o senhor sabe o que seja Imposto de Renda ou conheça o que estabelece a Constituição Federal quando trata da responsabilidade do Estado. Todos os meses sou descontado em 27,5% do meu salário. E não recebo do Estado o retorno que a Constituição diz que tenho direito, como segurança pública e saúde, apenas para citar dois exemplos.
Além de ter descontado o que o brasileiro chama de parte do leão, ainda sou obrigado, a pagar um plano de saúde, porque a estrutura de saúde do Estado é péssima, e não cabe qualquer culpa aos profissionais da área que, muitas vezes, fazem muito mais do que suas obrigações profissionais. E vivo mais preso do que os reclusos, justo porque neste campo, da segurança pública, a falência talvez seja pior do que na saúde e na Educação.
Não sei, senhor Luiz Inácio, se o senhor recolhe Imposto de Renda, ou se recolheu quando trabalhava. O que sei é que a sua política, claramente de cunho populista, no caso inverte a pregação de que “mais do que dar um peixe, se deve ensinar a pescar”.
Sou, sim, imbecil e ignorante, e tenho certeza que muitos milhões de brasileiros também o são, porque na ponta da linha pagamos a despesa. Recordo aqui a frase de um médico do hospital São José, em Porto Velho, na década de 1970, quando pressionado pela esposa do governador do Território a atender um paciente, passando á frente de dezenas de outros que não tinham padrinho.
O médico em questão disse uma frase que se aplica claramente ao festival de “bolsas” que nós pagamos, e ainda somos chamados “imbecis” e “ignorantes”. Disse ele: “É bom fazer caridade com dinheiro, trabalho e paciência dos outros”.
Vou ficar por aqui, enquanto milhões de brasileiros aposentados com um salário mínimo vergonhoso não conseguem (quando conseguem) mais do que migalhas de recuperação, e assistem, com inveja e raia, sem qualquer capacidade de voltar-se contra, ao festival de benesses cuja única finalidade, sem qualquer dúvida, é a busca do voto fácil nos grandes bolsões da miséria alimentada pela política oficial.
Eu assumo: sou imbecil e ignorante mesmo. Eu pago a conta!

ACADEMIA
Muito bom o Encontro de Escritores, realizado dia 25, na Unir Centro, pela Academia de Letras de Rondônia. Participação de quase 50 produtores literários de cinco municípios do Estado, alunos e professores da Unir. Sem qualquer dúvida, um ponto importante marcou a Academia que, agora, não vai ficar só nisso.

BELEZA PURA I
Quem pegou convite e não foi, perdeu. Quem foi não deixou de aplaudir de pedir “bis” ao espetáculo de quarta-feira passado, no teatro Banzeiros, quando do espetáculo comemorativo aos 44 anos do 5º BEC. Sem qualquer dúvida a junção de vários corais apresentando-se com a banda sinfônica da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, encheu os olhos de quem gosta de arte musical.

BELEZA PURA II
Parabéns ao comando do 5º BEC pela programação, o que mostra que temos em Porto Velho instrumentos para fazer boa cultura em todos os campos e, de minha parte, meu agradecimento especial à atenção do subtenente Nilton, Relações Públicas do Batalhão.

BELEZA PURA III
Agora a expectativa fica por conta da espera de que os promotores culturais locais realizem outros eventos similares, porque é notório que além de grupos para isso existem, também há público, sedento de espetáculos como o de quarta-feira passada.

LIVRO
Até eu me assustei com tanta gente, de tantas gerações diferentes, no lançamento do livro Da Caixa Francesa à Internet, que conta a caminhada de 100 anos da Imprensa em Rondônia, cujo lançamento aconteceu na última sexta-feira, 31, na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Enquanto não estiver nas livrarias, quem se interessar pode ligar no 9965-5835 ou mandar mensagem para o jlucioalbuquerque@gmail.com.

TRABALHO
Muito importante o trabalho que o Geraldo Cruz vem realizando à frente da “Ivan Marrocos”. Com um pouco mais de apoio, certamente que a Casa de Cultura daria uma contribuição muito maior ao setor.

BAFÔMETRO
Um lugar que precisa, com urgência, ser levado em conta pelas autoridades do trânsito é aquele pedaço da Pinheiro Machado, entre a Presidente Dutra e a José Bonifácio, especialmente nas noites de sexta, sábado e domingo. O que tem de gente que levanta da mesa de qualquer dos botecos ali instalados e sai dirigindo moto ou carro, não é normal. Quantos dali passariam no bafômetro?


DATAS DA SEMANA
Na História de Rondônia, alguns fatos desta semana:
Dia 2 - Em 1982, tendo como representante de uma das partes o advogado João de Albuquerque Cavalcante, o fórum de Cacoal recebe o primeiro processo. O juiz era Salatiel Soares de Souza e o promotor Homero da Silva Scheidt .
Dia 3 – Em 1981 o ministro do Interior Mário David Andreazza envia ao presidente João Figueiredo relatório propondo uma Lei criando o Estado de Rondônia.
Dia 4 – Em 1963 o jornal Folha de Goiaz noticia a viagem de lambreta de Porto Velho a Brasília dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, quando foram pedir ao presidente João Goulart que não deixasse fechar a rodovia BR-364.
Dia 4 – Em 1983 o juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito que aprovou a proposta de elevação de Rolim de Moura à condição de município.
Dia 5 – Em 1983 por Decreto-lei assinado pelo governador Jorge Teixeira, os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras foram elevados à categoria de municípios.)
Dia 5 – Em 1983 a elevação dos distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras a municípios, gera a primeira crise institucional entre a Assembléia Estadual Constituinte e o Governo do Estado.
Dia 6 – Em 1902, liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros derrota as tropas bolivianas em Xapuri. Acaba a Guerra do Acre, o que gerou a construção da Madeira-Mamoré e possibilitou o surgimento de Rondônia.
Dia 6 – Em 1983, em ato realizado no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, o presidente da Assembléia Estadual Constituinte, deputado José Bianco, promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia
Dia 8 - Em 1912 o governo de Mato Grosso instala a comarca do município de Santo Antonio do Madeira (hoje um bairro de Porto Velho).
Dia 9 – Em 1983 a Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, foi o primeiro orador (3)
Dia 9 - Em 1995 na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o Massacre de Corumbiara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário