segunda-feira, 26 de agosto de 2019



PREPARAR PARA A APOSENTADORIA

Uma das muitas Graças que recebi em minha vida, foi Deus ter permitido que eu me tornasse repórter. Eu poderia ter sido burocrata bancário (quando era jovem, aí na metade da década de 1960 fiz concursos, mas, mesmo passando, preferi nem assumir), professor – tenho cursos etc. O jornalismo foi a “boa cachaça”. Ainda bem.
E isso permitiu que quando aposentei não tive problema de readequação, nem me senti, como muitos que conheço, um inútil. Hoje posso escolher entre trabalhar ($$$$) ou trabalhar por razões pessoais ainda que sem $$$$.
Mas houve casos de colegas que entraram em forte depressão e outros problemas, como me disse um deles: “Eu não sirvo para nada. Não sei o que vou fazer da vida”.
Milhões, inclusive de minha área profissional onde a atividade é muito dinâmica, não se preparam para a nova etapa da vida, e eu credito a isso que meu pai, funcionário dos Correios durante dezenas de anos, viveu pouco depois da aposentadoria.
Um estudo publicado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), intitulado “O preparo para a Aposentadoria no Brasil” - 2018, indica que oito em cada dez entrevistados admitem que não estão se preparando para aposentar-se.
Em 2005, logo após a instalação da Escola do Legislativo, de cujo projeto eu fiz parte, o presidente da Assembleia Legislativa, Entidade mantenedora da Escola, deputado Carlão Oliveira, chegou a propor o estudo  para isso, mas devido a outros problemas o projeto não andou, apesar de que a ideia era muito boa.
Preparar o trabalhador para a aposentadoria deveria ser obrigação do empregador. Agora, será que isso entra na pauta dos sindicatos? Afinal, aposentar não é morrer, é apenas uma nova etapa da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário