quinta-feira, 27 de março de 2014

COISAS QUE ACONTECEM COM A GENTE -2


TORCENDO PELO INIMIGO?
Lúcio Albuquerque
1958 – Decisão da Copa do Mundo no Estádio Råsunda, em Estocolmo, contra os donos da casa, a Suécia. Em Porto Velho, àquela altura, a luz era deficiente e a transmissão a partir do local do jogo oscilava muito e algumas vezes o som chegava truncado ou falhava, como se alguém estivesse subindo e descendo uma ladeira.
Djalma Santos, Zito, Belini, Nílton Santos, Orlando e Gilmar;
Garrincha, Didi, Pelé, Vaavá e Zagalo - massagista Mário Américo - Brasil, campeão de 1958   

A Suécia vinha de um empate e duas vitórias magras na primeira fase e daí em diante chegara à final. O Brasil vinha de um empate (0x0) com a Inglaterra, 2x0 contra a União Soviética e 3x0 contra a Áustria. Na semi-final a Suécia batera ninguém menos que a Alemanha, campeã de 1954 e o Brasil goleara a França por 5x2.
Um grupo reuniu-se no clube Bancrevea (onde agora é o colégio Classe A – centro) e apesar da partida ter sido pela manhã, a turma começou a bebemorar. Começa o jogo, a voz do locutor vai e volta e de repente, “GOL”. Lógico que o grupo começou a comemorar, até porque pipocaram alguns foguetes.
5 minutos depois chega um membro atrasado do grupo: “Vocês estão bêbados. Comemorando o gol da Suécia?”.
A turma não soube o que explicar. Mas não precisava porque em seguida o Brasil empatou e finalizou ganhando de 5x2.

Eu não estava lá, mas minha fonte estava, o escritor, jornalista e professor Esron Penha de Menezes, que ria muito todas as vezes que contava a “barrigada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário