terça-feira, 23 de junho de 2009

MAÇONARIA

Uma data imporante este 24 de junho, até para a Maçonaria: há exatos 100 anos realizava-se a primeira reunião de uma entidade social, nas terras de Rondônia. Segundo registrou o jornal The Porto Velho Times, edição de 4 de julho de 1909, foi dia 24 de junho daquele ano que a Maçonaria realizou um evento para congregar os membros.
O material está inserido no livro Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia, cujo lançamento deverei fazer dia 20 de julho, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Segundo tradução da notícia inserida naquele jornal, que me foi cedida pelo escritor e historiador Esron Menezes, os acotnecimentos foram assim descritos:

AQUELE BANQUETE MAÇÔNICO:

O primeiro banquete anual dado pelos Maçons da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, celebrando o dia de São João, foi comemorado no Acampamento II, no dia 24 de junho.
O acampamento foi belamente decorado com palmas tropicais para a ocasião, e deu aparência convidativa.
Embora o sr. Linn tenha estado doente por algum tempo, ele não poupou esforços para torna-la uma memorável ocasião. Tudo foi feito para fazer da festa
um sucesso, e certamente foi um sucesso.
Havia palmeiras em cada um dos lados da entrada para a sala de jantar, seus topos entrelaçavam-se, formando um arco por onde os maçons passavam para seus lugares na mesa do banquete. Esta última estava soberbamente decorada com parreiras de flores silvestres.
Os caçadores e cozinheiros dos acampamentos durante a guarnição, serviram a mesa com divertimento, do mesmo modo que o cardápio deu evidência.
Discursos foram dirigidos à ordem e à Madeira - Mamoré pelos senhores Bedell, Runyam, Digby e outros. Sr. Hill pediu a palavra e agradeceu ao sr. Linn por todos os esforços feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário