terça-feira, 27 de agosto de 2019

O DIA NA HISTÓRIA

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA! 27 de julho. RONDÔNIA: 1868 – O coronel George Earl Chuch (EUA) obtém do governo boliviano autorização para canalizar os trechos encachoeirados do Rio Madeira. COMEMORA-SE: Dia Nacional de Combate ao Fumo. Dia do Psicólogo e Dia do Corretor de Imóveis. FATOS: 551 a.C. - Nasce Confúcio, filósofo chinês. 1828 — Império do Brasil e Províncias Unidas do Rio da Prata reconhecem a soberania da República Oriental do Uruguai no Tratado do Rio de Janeiro; 1840 — Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil. 1910 - Nasce Agnes Gonxha "Madre Teresa de Calcutá", religiosa albanesa, Nobel da Paz de 1979, e em 1916 considerada Santa pela Igreja Católica. 1910 - Primeira demonstração do kinetófono, cinematógrafo com som, inventado por Thomas A. Edison.  1939 — Primeiro voo do Heinkel He 178, com motor turbo-jato, o primeiro avião a jato do mundo. 2003 — Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km. 


28 de agosto – BOM DIA! BRASIL: No dia 28 de agosto de 1992, o processo de impeachment de Fernando Collor é aprovado pela Câmara dos Deputados. O primeiro governo eleito por voto direto desde 1960 durou de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992. O processo ocorreu após acusações de corrupção e da mobilização da sociedade. COMEMORA-SE: Dia dos Bancários e Dia da Avicultura. FATOS:    1845 — Publicada a primeira edição da revista Scientific American.    1941 — Entra no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro, Repórter Esso.    1963 — Marcha sobre Washington: o reverendo Martin Luther King Jr. faz seu discurso Eu Tenho um Sonho1979 - O presidente militar João Figueiredo sanciona a Lei da Anistia, que serviria para beneficiar também condenados e acusados por crimes políticos. 1996 - O príncipe Charles e a princesa Diana formalizam o divórcio, após 15 anos de casamento, em um tribunal de Londres. 1999 - Morre Hélder Câmara, cardeal brasileiro, pioneiro da Teologia da Liberação. Ele era o principal “bispo vermelho” no período de 1964. Atualmente a Santa Sé analisa o processo final de canonização como santo da igreja Católica. 
DE DOM HELDER contam uma passagem: ele estava praticamente recluso em Recife quando teria sido chamado para uma entrevista na Rede Globo – ele estava proibido de dar entrevista. Foi e ao chegar ao estúdio o produtor disse que ele teria um minuto. Dom Helder reclamou, porque tinha muito o que fazer no Nordeste, mas o produtor respondeu: “Se o senhor não souber aproveitar o tempo seu um minuto será do tamanho dos relógios das mulheres. Mas se souber aproveitar, vai durar tanto quanto dura um minuto de relógio grande”. Ele concedeu a entrevista, e bem.   

OBS: no material de ontem 27, errei: o ano da canonização de Madre Tereza de Calcutá foi 2016 e não 1916. Quanto ao local de nascimento, que alguns mandaram mensagem ser ela natural de Calcutá, Índia, a informação é que nasceu na Macedônia, apesar de algumas publicações citarem como sendo albanesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário